A Argentina não era apontada como uma das favoritas ao título da Copa do Mundo de Futsal. A “zebra” foi ganhando corpo a cada fase e se confirmou de vez neste sábado, quando o time sul-americano fez 5 a 4 na Rússia e conquistou o Mundial.
Foram seis vitórias e um empate em sete partidas, que levaram os “hermanos” ao primeiro título em esporte coletivo desde a Copa do Mundo de Futebol, com Maradona, em 1986.
Neste sábado, a Rússia abriu o placar com Eder Lima aos 14 minutos, mas logo na saída de bola o time sul-americano empatou com Vaporaki. O jogo pegava fogo, com muitas faltas e cartões dos dois lados. Faltando 26 segundos para o fim do primeiro tempo, o time russo cometeu a sexta falta e o tiro livre foi cobrado com precisão por Cuzzolino: 2 a 1.
Na segunda etapa, Eder Lima deixou tudo igual aos cinco minutos. Logo na saída de bola, contudo, a Argentina pulou a frente novamente com Brandi. Um minutos depois, o gol mais bonito da partida, com troca de passes veloz que terminou no segundo gol de Brandi. A Rússia apostou no goleiro linha para buscar o empate, mas não conseguiu chegar ao gol e viu os argentinos marcarem com Vaporaki. e Lyskov e Eder Lima descontaram para os russos.
IRÃ BRONZE E FALCÃO HOMENAGEADO
Na disputa do bronze o Irã superou Portugal depois de 2 a 2 no tempo normal, mas a seleção asiática, assim como havia feito com o Brasil nas oitavas de final, venceu nos pênaltis, dessa vez por 4 a 3.
Falcão recebeu uma homenagem da Fifa pela sua contribuição ao futsal O brasileiro de 39 anos fez seu último Mundial na Colômbia e se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.
O MELHOR DO MUNDIAL
O Argentino Fernando Wilhelm (do Benfica) foi considerado como o melhor jogador da competição.