No dia 14 de junho, aconteceu a comemoração dos festejos juninos na escola estadual Margarez Lacet ( Maceió) foi uma verdadeira festa junina, com direito a salão decorado, comidas típicas, dança, brincadeiras e muita animação, na quadra esportiva da escola.
O ARRAIÁ DA INSPIRAÇÃO, CRIAÇÃO E INCLUSÃO, atividade desenvolvida pelos professores de educação física do ensino médio e os alunos das turmas da 1ª a 3ª sereis do turnos matutino,vespertino e EJA noturno. As turmas fizeram uma manhã e tarde de jogos, interação, socialização, inclusão e muita descontração e comidas típicas juninas. Buscando uma Educação Física Inclusiva, com a participação dos alunos do AEE- atendimento educacional especializado do ensino fundamental.
Dança da 1ª F – Vespertino – arquivo pessoal
Segundo o professor Antero (3ª A) “O grande objetivo além da inclusão, foi o resgate das brincadeiras tracionais juninas, jogos pedagogicos de lingua portuguesa e matemática e a divulgação dos temas centrais dos projetos de cada um professor mentor.”
Atividade incluiu os 4 projetos mentores sobe o comando dos quatro professores de educação física. Para a professora Monize Gouveia ( 1ª F) “ A festa eleva a autoestima e o momento de socialização e de promoção do fortalecimento da relação entre os seus alunos e os demais estudantes que participam da festa.”
Dança da 3ª C – matutino – arquivo pessoal
As brincadeiras tradicionais desenvolvidas foram:
- Corrida de saco: Duas equipes ou mais se posicionam lado a lado, em filas indianas, atrás de uma linha de partida. Quando é dado um sinal, a primeira pessoa da fila entra no saco e faz um percurso pulando, até o ultimo de cada equipe concluir o percurso.
- Boca do palhaço: O objetivo é que, entre três tentativas, se acerte o maior número de bola dentro da boca do palhaço.
- Rabo do burro: Um desenho de burrinho é colado na parede. O rabo, feito de feltro (ou de papel) e com um pedaço de fita adesiva dupla face na ponta, fica separado. Com os olhos vendados, cada criança vai ter de acertar o lugar do rabo. Vence quem pregá-lo mais próximo.
- Dança da laranja: Utilizando uma laranja (bola de tênis), formar um par colocar uma música e segurar a laranja (bola de tênis), com a testa e dançar durante a música.
- Corrida do ovo: É fazer um trajeto, de um ponto a outro, sem deixar o ovo cair. Uma mão segura a colher sobre a qual se equilibra um ovo.
- Acerta latas: O objetivo desse jogo, é derrubar todas as latas. Elas devem ficar em cima de uma mesa dentro da barraquinha ou noutro local reservado para o jogo.
- Correio elegante: Consiste em uma pessoa enviar um bilhetinho para ser entregue a uma outra pessoa.
- Argolas: Garrafas de refrigerante cheias de arreia e argolas, o participante tem três tentativas para arremessar as argolas de uma distância determinada e tentar encaixá-las pelo gargalo das garrafas, vence quem fazer maior número de pontos.
Na opinião da professora Teresvalda (EJA) – “O evento oportuniza os seus alunos, a diversão, interação, aprendizagem e confraternização com os estudantes do diurno.”
Concurso de forró
Já Lucas (estagiário de EDF) enfatizou que participar da construção de todas as etapas do evento, acrescenta bastante no seu curriculo academico e serve como aprendizado de vida e agradeceu aos professores pela oportunidade de vivenciar este resgate das tradições juninas.
Alunos da 1ª F vespertino – arquivo pessoal
“Foi legal participar do projeto de São João. A gente preparou uma apresentação super legal de quadrilha voltada para pessoas com deficiencia visual. Gostei muito de conhecer mais sobre a nossa cultura, até porque acho muito importante está por dentro das nossas raízes” Salientou o aluno João Gabriel ( 3ª D)
Jogos pedagogicos e quadrilha pcd visual
- Jogo da multiplicação com dominó-O jogador retira uma pedra do dominó e tem que fazer contas e colocar na linha, logo em seguida retira outra pedra e coloca na coluna e marca com a sua ficha a resposta da multiplicação, para vencer o jogo será necessário que o participante alinhe primeiro três peças na horizontal, na vertical ou diagonal.
- Pescaria silábica- Cada jogador pescará um peixinho por vez, e vai formando palavras preestabelecidas, vence quem preencher a sua cartela primeiro.
- Pescaria da multiplicação- Cada jogador pescará um peixinho por vez. e deverá, multiplicar os pontos conforme a indicação atrás do peixinho.
- Desafio matuto fitness – A atividade onde as equpes formada por dupla que executará a flexão de cotovelo (apoio no solo), a dupla que tiver somado maior número de repetições, será coroado vencedora.
- Corrida do plano cartesiano – Na corrida do plano cartesiano, farão uma corrida para pinçar as tampinhas com as coordenadas, retorna e coloca a tampinha obedecendo à seguinte ordem: eixo horizontal e depois eixo vertical. O objetivo do jogo é descobri os quadriláteros e cercar com um elástico, vence a equipe que forma primeiro os quadriláteros.
Corrida do Plano cartesiano – arquivo pessoal
- Quadrilha junina PCD visual – A quadrilha junina PCD visual ( pessoa com deficiciencia visual ) se desenvolverá com uma música de quadrilha junina narrada, onde os casais ou dupla um estará vendado. possibilita a integração entre os alunos, estimula a sociabilização,cooperação, respeito, autonomia, independência e naturalidade sentindo-se mais auto confiante. A atividade visa vivenciar, compreender e desenvolver a empatia e a tolerância dos estudantes com uma pessoa com deficiência visual.
3ª A – Quadrilha pcd visual – Arquivo pessoal
Alunos da 3ª serie vespertino – arquivo pessoal
Alunos da 3ª serie A – matutino – arquivo pessoal
Os sorrisos compartilhados durante as brincadeiras, jogos e quadrilha junina com foco na deficiencia visual, deram o ritmo da festa e provam que a iniciativa, promovida pelos professores, fortalece o sentido da inclusão, que reflete no desenvolvimento dos estudantes.
“Além do momento de descontração, foi também um momento de aprendizado, pois,
os alunos conseguiram interagir com alunos do AEE( prof. Neide),quero parabenizar os professores Antero, Júlio, Monize e Teresvalda pela iniciativa de inclusão e pelo projeto quem vem sendo desenvolvido com os alunos e parabenizar também aos professores que apoiaram esse momento que abrangeu outras disciplinas não apenas educação física ” Myrella Rodrigues (3ª A ).
“Todos estão de parabéns pela dedicação e o carinho depositados por todos os envolvidos. Notamos durante o evento, o comprometimento na construçao e participação nas brincadeiras e jogos, nas decorações, apresentações de danças, nos detalhes das vestimentas, e em todo ambiente criado para que o evento fortalecesse o vínculo entre alunos e escola”, avaliou o Profº Julio César (2ª A).