O início das atividades está programado para a próxima segunda-feira (15), e a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, aponta a experiência dos anos de 2015 como piloto e 2016 em pleno funcionamento, para o sucesso das atividades em 2017.
“O programa Na Base do Esporte quando foi idealizado, tinha como objetivo tirar crianças, jovens e adultos, que moram em regiões vulneráveis da possibilidade de serem atraídos para o crime, o tráfico de drogas e incluir essas pessoas na prática de atividades físicas, esportivas e lúdicas. Desde 2015, quando iniciamos as atividades, agregamos parcerias para que esse programa pudesse ser viável e hoje sabemos que isso é possível”, afirmou.
A Secretaria de Cultura, representada pelo superintendente Edlúcio Donato, irá atuar nas ações de cultura e arte, que são instrumentos fundamentais para a formação da cidadania. O projeto Na Base da Cultura leva oficinas de socioculturais para as comunidades onde atuam as seis bases comunitárias da Polícia Militar, em Maceió.
“Por meio das oficinas de teatro, dança, artesanato e contação de história, a ação visa o protagonismo social, fomento da cultura participativa, estímulo à leitura, construção de novos valores e solidariedade, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais”, destacou o superintendente de formação e difusão cultura Edlúcio Donato.
A Selaj abriu no início deste ano, o chamamento público e disponibilizou o edital para 15 entidades que deverão promover as ações esportivas em Maceió. Até o momento, 12 foram escolhidas e receberão o valor de R$ 36 por ano, divididos em 12 parcelas.
O programa “Na Base do Esporte” será realizado nas seguintes localidades:
Núcleos – Bases Comunitárias
1- Benedito Bentes II – Conjunto Carminha (Associação Alagoana de Dakaru)
2- Clima Bom – Conjunto Osman Loureiro (Federação Alagoana de Taekwondo)
3- Vergel do Lago (Instituto Crescer Cidadão)
4- Jacintinho (Federação Alagoana de Judô)
5- Cidade Universitária (Federação Alagoana de Tênis de Mesa)
6- Forene – Conjunto Recanto das Lagoas (Federação Alagoana de Voleibol)
7- Cleto Marques Luz (Federação Alagoana de Futebol 7)
8- Trapiche da Barra – Estádio Rei Pelé (Federação Alagoana de Beach Soccer, Federação Alagoana de Atletismo e Instituto Marina Tavares)
9 – Bebedouro – Parque da Lagoa (Federação Alagoana de Karatê Interestilos e Federação Alagoana de Lutas Associadas)
Ainda resta três vagas e o prazo para apresentação de documentos é de 15 dias, contados a partir da publicação. O edital está disponível no site da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, no endereço www.selaj.al.gov.br.
fonte:agenciaalagoas