No jogo final o, Brasil derrotou a Argentina por 7 a 5 conquistando seu primeiro título no Campeonato Mundial de Futsal para pessoas com síndrome de Down. O torneio foi disputado no ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto (SP).
Na primeira etapa, a seleção brasileira terminou vencendo por 5 a 1. No segundo tempo, os brasileiros aumentaram para 6 a 2. O final do jogo foi bem apertado quando os argentinos chegaram a encostar no placar, fazendo 6 a 5. Vale ressaltar a excelente atuação do goleiro brasileiro Rafael, que foi premiado como melhor goleiro da competição.
O alívio veio já perto do m, quanto o atacante Renato fez o sétimo gol do Brasil a dez segundos do apito final e garantiu o título. Ele também foi o artilheiro da competição com 21 gols, cinco deles na final. Outros brasileiros a marcarem na decisão foram Caio e Júlio.
O Brasil teve a campanha no mundial 2019 de forma invicta. Foram cinco vitórias: 5 a 2 na Argentina, 7 a 2 no Chile, 8 a 5 em Portugal. Na seminal, goleou o México por 8 a 2 e encerrou o torneio com nova vitória sobre a Argentina. O Futsal Down existe há 15 anos no Brasil, mas a seleção brasileira foi formada somente em 2011.