Sorvebol foi inventado em 30 de Julho de 2003 por Cláudio Gomes Mendes na
cidade de Belo Horizonte estado de Minas Gerais no Brasil.
O objetivo de Cláudio era criar um esporte e inovar em suas aulas de educação
física, dando oportunidade a todos os seus alunos de vivenciar novas situações e
experiências de aprendizagem de forma lúdica e divertida através desse novo
esporte, que incluía a todos, até os alunos que diziam não gostar de esportes.
A nomenclatura Sorvebol veio da semelhança do formato de sorvete de casquinha:
sorvete + bola igual (Sorve Bol)
COMO SURGIU
Em uma de suas aulas o professor Cláudio recolheu um cone esportivo e pediu
para um aluno devolver uma bola, o aluno jogou a bola, e o professor encaixou a
bola no cone invertido, nesse momento o professor teve a grande ideia, criar um
novo esporte, o Sorvebol.
DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE
O professor decidiu fazer algo diferente para deixar suas aulas ainda mais
atrativas, pegando um cone esportivo e uma bola de iniciação esportiva, utilizou
uma quadra de vôlei com a rede, começou a jogar em duplas com as regras
adaptadas, com isso se desenvolvia a nova modalidade esportiva.
No princípio o objetivo do jogo era fazer a bola cair no campo da outra equipe,
marcando pontos, sem muitos detalhes. Com o passar dos anos as regras foram
sendo definidas e colocadas em prática pelos seus alunos durante as aulas. Dessa
forma os campeonatos foram surgindo dentro e fora das escolas.
Com o passar do tempo, foram estudadas e desenvolvidas as regras oficiais,
desenvolvimento e produção dos materiais oficiais do Sorvebol.
SORVEBOL NAS ESCOLAS
O professor Cláudio desenvolveu também junto com o Sorvebol, uma prática de
formação continuada para seus colegas de profissão, onde promoveu o curso de
capacitação para os professores de educação física colocarem o Sorvebol
também em suas aulas.
A modalidade foi implantada nas escolas municipais da capital mineira em 2006,
nos Programas Segundo Tempo, Escola Integrada e nas aulas de educação física.
A Escola Municipal Maria Silveira em Belo Horizonte foi a base para o
desenvolvimento da modalidade, com a criação de torneios internos e regionais.
Com sua prática nas aulas de educação física veio o crescimento e sucesso do
Sorvebol, e novos adeptos, entre eles, crianças, adolescentes, adultos e até idosos.
A PRIMEIRA FEDERAÇÃO
O número de praticantes vem crescendo a cada dia, e no dia 22 de fevereiro de
2007 foi fundada a primeira federação da modalidade, com sede em Belo
Horizonte – MG.
A Federação Mineira de Sorvebol foi a responsável por regulamentar regras,
filiação de atletas, paratletas, organização de campeonatos e eventos nessa
época.
Hoje já existem federações estaduais, Confederação Brasileira e Federação
Internacional da modalidade, o Curso Sorvebol EAD, o projeto Expansão Sorvebol
Brasil, projetos sociais via lei de incentivo ao esporte, parcerias internacionais e
muitas ações esportivas e educativas para crianças e adolescentes.
PRATICANTES E REGRAS
Os jogadores utilizam cones e bola, é um jogo divertido que promove desenvolvimento para todos. Praticado em quadras, divididas em duas partes por uma rede. O objetivo do jogo é, fazer a bola cair no campo da outra equipe. Cada jogador tem um cone para sacar a bola, receber, dar passes e lançar a bola no campo da outra equipe.
Praticado entre dois até oito atletas nos formatos simples (1×1) masculino e feminino.
Duas duplas (2×2) masculino, feminino e misto.
Dois quartetos (4×4) masculino, feminino e misto.
Paralímpico–Misto Livre: composto por atletas + paratletas de ambos os sexos.
SET DO JOGO
São dois sets de 21 pontos, com pontos diretos sem vantagens.
O set é vencido pela equipe que marcar primeiro 21 pontos, com uma
vantagem mínima de dois pontos sobre os pontos da outra equipe.
No caso de um empate em 20 pontos, a partida continua até que seja
atingida uma diferença de dois pontos.
Vence o jogo quem ganha dois sets.Caso haja empate em sets vencidos, 1×1, será disputado um tie-break, no qual a equipe ou (individual simples), que marcar 15 pontos primeiro,vencerá o tie-break, com uma diferença de dois pontos para a outra
equipe, com isso, ganha-se o set e consequentemente a partida.
Em caso de diferença menor que dois pontos, segue-se o tie-break, até que
a diferença seja cumprida.
TOQUES DE BOLA / TOQUES DAS EQUIPES
Cada equipe tem direito a tocar a bola, no máximo, três vezes antes de
retorná-la por cima da rede a quadra da outra equipe, (exceto em partida
de simples onde não há troca de passes).
TRÊS SEGUNDOS
Cada jogador pode permanecer com a bola por no máximo três segundos,
após este tempo, é marcado falta e ponto para a outra equipe.
RECEPÇÃO DA BOLA E FALTAS DE JOGO
(a) O jogador deve encaixar a bola usando o cone, podendo deixar quicar no
cone até duas vezes para seu total domínio, pois não será considerado dois
toques.
(b) No terceiro quique considera-se como um toque irregular, então é
marcado falta e ponto para a outra equipe.
(c) O jogador não pode rebater a bola, cortar, chutar ou bloquear a bola
com o cone.
(d) Será preciso encaixar a bola totalmente no cone.
(e) Não é permitido tocar a bola com as mãos, ou qualquer parte do corpo.
SAQUE
Antes do início do jogo, o árbitro se reúne com os dois capitães das equipes
para um sorteio.
O vencedor recebe o direito de escolher entre seu time começar sacando,
recebendo ou o lado da quadra. No início dos sets seguintes, os times se
alternam entre quem começa sacando. Exemplo: (time A começa sacando o
1º set; time B 2º set). Todos os pontos devem ser iniciados com um saque.
O jogador responsável por sacar deve se manter dentro da área delimitada
até lançar a bola. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de
terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o outro time (ou
jogador individual) ganha automaticamente o ponto. A bola é colocada em
jogo pelo sacador.
Este executa o saque utilizando o cone, lançando a bola sobre a rede em
direção ao campo da outra equipe, a jogada continua até que a bola toque
o solo, caia fora, bata em qualquer parte do corpo ou uma equipe cometa
uma infração não devolvendo a bola corretamente para o campo da outra
equipe.
Quando uma equipe ou jogador individual (simples) que está no saque fizer
o ponto, ele (a) continua a sacar.
O mesmo sacador é mantido, até que a outra equipe vença um ponto.
Quando o time recebedor vence um ponto, ocorre a “rotação”.
ÁREA DE SAQUE
No momento em que a bola for lançada pelo sacador, cada equipe deve
estar posicionada em sua própria quadra (exceto o sacador).
Os jogadores estão livres para se posicionarem na quadra, não havendo
posições determinadas.
ÁREA DE JOGO
A área de jogo inclui a quadra de jogo e uma zona livre em espaços abertos
ou fechados. Exemplo: em ginásios, parques praias, clubes e escolas.
https://www.youtube.com/watch?v=Uo9vxTGkUMM
DIMENSÕES DA QUADRA
A quadra oficial de jogo é retangular, medindo 16m x 6m no máximo, e 10m
x 5m no mínimo, para jogos oficiais da Federação Internacional de Sorvebol
É circundada por uma zona livre de no mínimo 3 metros de largura, com um
espaço livre de qualquer tipo de obstáculo até uma altura mínima de12,5
metros do solo.
LINHA DE 1 METRO
A linha de 1 metro é paralela à linha central, mas distanciada a 1 metro.
(a) O jogador pode se posicionar em qualquer parte da quadra, não
podendo devolver a bola por cima da rede quando estiver dentro da linha
de 1 metro (área de ataque).
(b)Na linha de 1 metro / área de ataque, o jogador poderá receber, dar o
passe (tocar a bola) com suas duplas ou quartetos.
Quando o jogador recebe a bola dentro da linha de 1 metro, ele poderá
optar pelo passe, sair da área com a bola dominada e em seguida devolver
para o campo da outra equipe, desde que não ultrapasse tempo de três
segundos de posse de bola por jogador.
(c) O jogador pode saltar de fora da linha de 1 metro para devolver a bola
ao campo da outra equipe, ao tomar impulso, eles não podem pisar sobre a
linha ou dentro da área correspondente a 1 metro. Após lançar a bola, é
permitido que eles “pousem” dentro da área sem tocar a rede ou invadir o
campo oposto. No caso de invasão ou toque na rede, será marcado falta e
ponto para outra equipe.
REDE
A rede mede 1,00 metro de altura por 8,50 a 9,50 metro de largura, com uma variação de (+/- 3cm) quando tensionada, estendida verticalmente sobre o eixo central da quadra.
ALTURA DA REDE
A altura da rede para competições oficiais da FIS / CBS. Pode variar por
grupos de idades ou sexo, de acordo com o seguinte:
APLICAÇÃO DA REDE NO AMBIENTE ESCOLAR
(a) A altura da rede no ambiente escolar ficará a critério dos professores de
educação física, podendo trabalhar os fundamentos com ou sem rede,
introduzindo a modalidade de acordo com o desenvolvimento dos alunos.
(b) As faixas etárias abaixo de 10 anos poderão trabalhar o esporte sem
rede até atingirem os níveis de habilidades.
SUPERFÍCIE DE JOGO
O terreno da quadra deve ser, nivelado, o mais plano e uniforme possível,
(exceto na praia), livre de pedras, e qualquer outro objeto que possa
representar risco de cortes ou ferimentos aos jogadores.