O projeto de judô da Escola Estadual Theonilo Gama, no Jacintinho, recebeu a visita de uma equipe de filmagem do Ministério do Esporte,na última sexta-feira (29/01). O projeto comemora 10 anos é dirigido pelo professor Ricardo Sérgio Santos o qual possui ajudantes como o judoca, e estudante Renglis Xavier, 16 anos, que foi selecionado para a equipe Brasileira sub-18 de judô.
O objetivo da visita da equipe foi conhecer o projeto que fará parte da produção de 70 vídeos acerca dos benefícios da prática esportiva e destacar jovens atletas promissores. No caso de Alagoas um dos destaque é Renglis Xavier que foi escolhido pela FAJU o melhor atleta sub 18 e sub 21 de 2015.
“Estamos em um ano olímpico e percorremos o país em busca de jovens talentos que, futuramente, podem vir a ser medalhistas olímpicos. Aqui em Maceió, viemos conhecer o projeto de judô da Escola Theonilo Gama, uma iniciativa muito boa e que deveria ser seguida por outras escolas”, destaca Rogério Nishizawa, produtor da filmagem. A previsão é que os vídeos comecem a ser veiculados nas redes sociais do Ministério do Esporte.
“ Segundo o professor Ricardo Sérgio, coordenador do projeto, um dos fatos que chamou a atenção da equipe do ministério foi o fato das escolas e, não os clubes, serem os espaços de revelação dos talentos do judô. A Escola Theonilo Gama, por exemplo, é heptacampeão do Jeal e teve sete de seus judocas classificados para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ).”
“O judô é uma ação interdisciplinar que funciona como um instrumento educativo e social, promovendo o exercício da cidadania. Aqui formamos não apenas atletas, mas cidadãos. Ele também reflete em sala de aula, pois as boas notas são um condicionante para o aluno continuar no projeto”, explica Ricardo Sérgio, que, graças à ação, também foi escolhido pelo Comitê Olímpico e Coca-Cola para ser um dos participantes do revezamento da tocha olímpica no Rio de Janeiro.
Segundo o diretor da unidade de ensino, Evanildo Fernandes, o projeto conta com 385 alunos participando do judô e ocorreu uma melhora nos números do desempenho escolar dos atletas entre os judocas, o índice de reprovação é zero.
Foto: Valdir Rocha
fonte: agenciaalagoas.al.gov.br