terça-feira, setembro 28, 2021
Início ESPORTES OCEANO DO BOM PARTO: 32 ANOS DE TRADIÇÃO E CONQUISTAS

OCEANO DO BOM PARTO: 32 ANOS DE TRADIÇÃO E CONQUISTAS

Fundado no dia 28 de Abril de 1983 por quatro amigos, a Associação Atlética Oceano do bairro do Bom Parto tornou-se o time de pelada mais tradicional e vitorioso em atividade de Maceió. Segundo fontes ligadas ao time, os amigos queriam um nome de impacto e olhando para a  lagoa Mundaú um deles falou: “Oceano” e assim foi escolhido o nome do “PAPA TUDO “. O Alviverde já acumula aproximadamente 40 títulos em sua vitoriosa trajetória ao longo dos seus 32 anos de existência, dando assim pouco mais de um título por ano.

No início da década de 80 e anos 90 equipes de 2 quadros eram bastante comuns em nossa capital, os famosos 2° e 1° quadros, 14:00 e 16:00 respectivamente. Jogando no próprio bairro diante dos rivais BOA ESPERANÇA, PALMEIRAS e BOMPARTENSE ou em Usinas e Fazendas afora, só era montar na carroceria do caminhão e se divertir nas tardes de domingo. Assim o Oceano ficou conhecido em todos os lugares, pois sempre montava grandes equipes que desfilava grande futebol por onde passava.

UM DOS GRANDES TIMES MONTADOS PELO OCEANO. NA FOTO NOMES COMO FIA, CARLINHOS, JUNIOR QUEIXINHO E MARÇAL

Dentre os títulos do Alviverde, um está na memória de Missias Pessoa, um dos diretores e jogador do time, foi na década de 90 no bairro do Ouro Preto diante do forte e tradicional Coritiba do Barro Duro em um campeonato de dois quadros.” LEMBRO DE UM MOMENTO HISTÓRICO DO PRIMEIRO QUADRO, NA FINAL CONTRA O FORTÍSSIMO CORITIBA DO BARRO DURO, JÁ SE PASSAVAM 25 MIN. DO SEGUNDO TEMPO E O PLACAR ERA CORITIBA 2 X O OCEANO, O EMPATE DAVA O TITULO A ELES E O OCEANO FOI BUSCAR A VIRADA, COM O FOLCLÓRICO BIRIBA FAZENDO O GOL DA VITÓRIA” relatou Missias ao site o jogo que para ele foi considerado a maior virada do Oceano nesses 32 anos.

Um vice campeonato que ficou na história foi a competição organizada pela TV GAZETA e o alviverde perdeu o título em uma competição que foi transmitida ao vivo pela maior rede de televisão do estado.

No início dos anos 2000 as equipes de dois quadros foram sumindo, exemplos do Vasco e Estudantil da Jaqueira duas equipes de muita tradição, além dos times do bairro do Bom Parto como Boa Esperança e Palmeiras do Seu João. À partir daí o Oceano foi se reinventando e tornou-se um time de um quadro só, trocando as tardes de domingo pelas noites durante a semana e as tardes de sábado. Mesmo assim continuou vitorioso, conquistando inúmeros títulos como  o primeiro campeonato do Bom Parto pós reforma do campo, conquista essa em cima do PSV, vitória 2×0 com gols de Moacir e Flávio Porco com Gean, Diorger e Garapa tendo grandes atuações. Ano passado foi campeão do Campeonato da AMA com equipes de todo o estado, esta podendo ser considerada a conquista mais importante do time.

FOTO DO TIME CAMPEÃO EM 2014 CAMPEONATO DA AMA

Em parceria com a empresa Emissão ( Não foi com o nome Oceano para a disputa ), foi campeão alagoano, Nordeste e Brasileiro. Foi a primeira empresa do nordeste campeã brasileira, feito esse no ano de  2013 em Belém do Pará vencendo na final a Grendene e passando antes na fase semi final pela Tramontina que na época era a atual campeã mundial.

DIEGO NO CENTRO DA FOTO SENTADO FOI O NOME DA FINAL

Hoje administrado pelos irmãos Pessoa ou “Pombal” ( Marcílio, Marcelio, Moacir, Missias e Suel ) o Oceano sempre foi o time das famílias. Passaram pela família do saudoso ” Seu Cadu ” ( Gilvan, Gilson e o saudoso Ricardo ) e também a família ” Zé Garfo ” (Erivaldo e Vavá ).

FAMÍLIA PESSOA ATUALMENTE ADMINISTRA COM SUCESSO O OCEANO

Inúmeros diretores ajudaram a manter o Oceano durante esse tempo e com isso virar referência dos campeonatos de bairro aqui em Maceió, nomes como Tinteiro, Marcelo, Luciano Pei Pei, Zé Leite, Carlos Creche, Tuca, Robério e Gean foram super importantes na história do ” Papa tudo ” como era conhecido na década de 80 e 90 no bairro e até hoje.

Nomes como o do goleiro Filho fez parte da família Oceano, ele que foi revelado no bairro para depois brilhar no clube com maior número de títulos do estado, outros como Eduardo, Zé Carlos, Lú, Mazinho e Zé Garfo também jogaram profissionalmente. Atualmente jogando no futebol profissional, Braw também já vestiu o manto alviverde sendo um dos destaques.

EX GOLEIRO FILHO DEFENDENDO AS CORES DO OCEANO, ANOS DEPOIS TITULAR ABSOLUTO DO CSA

Atualmente o Oceano disputa quatro competições: Campeonato Society na Arena Luiz Pedro ( Vergel e Jaqueira ), Campeonato Society do Osman Loureiro e Campeonato da Chã de Bebedouro. No próximo domingo estréia na Copa Zumbi dos Palmares em União, uma espécie de mini AMA, já que irá contar com equipes de vários lugares do estado.

MARCÍLIO O TREINADOR/PRESIDENTE DO OCEANO

Relembrando vários momentos do time, eu que sou nascido e criado no bairro, montei uma seleção do Oceano de todos os tempos, escalada no 4-5-1: FILHO, MAZINHO, LUCIANO, ZÉ GARFO e LÚ. RENA TOTA, MOACIR, BRAW e TUCA, JOAB na frente. Nomes como MARCÍLIO, ZÉ PEDRO, ADRIANO,  SECURA, RATO, ZÉ CARLOS e EDUARDO jogariam fácil nesta seleção.

O Oceano é isso, muita tradição passando de família para família com ex diretores e ex jogadores tornando-se eternos torcedores, por isso o Oceano ainda irá continuar assustando seus adversários e sendo o eterno ” PAPA TUDO ” por muito tempo.

FOTOS DO ARQUIVO DO OCEANO

Artigo anteriorCOPA AFAL DE FUTSAL
Próximo artigoCURIOSIDADES ESPORTIVAS

Most Popular

Recent Comments