domingo, abril 18, 2021
Início DESTAQUES PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRIA HANDEBOL DE BOTÃO

PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRIA HANDEBOL DE BOTÃO

A ideia surgiu de uma aula teórica sobre handebol. Para explicar questões táticas como a posição dos atletas, Luma criou uma lona de plástico com as marcações da quadra de handebol e plaquinhas representando jogadoras da seleção feminina. A professora enxergou uma possibilidade de ir além e inovar nas dinâmicas das aulas.

O desenvolvimento do projeto foi feito junto com os alunos. Primeiro, ela fez um questionário para descobrir se eles conheciam o futebol de botão e o que seria interessante na adaptação para o handebol. Depois, eles criaram as regras básicas.

Em seguida, a professora comprou e estilizou um kit de futebol de botão. “Eu imprimi e colei escudos de equipes de handebol que tem atletas brasileiros no elenco, como o PSG. Então dividi os alunos em jogadores, árbitros e comentaristas.”, conta ela.

No começo, os jogos aconteciam em cima de uma lona simples. Mas a empolgação da turma motivou a professora a criar um espaço adequado para o handebol de botão. Ela comprou uma mesa de futebol de botão e pediu para uma amiga designer fazer uma arte com as linhas da quadra de handebol. Luma imprimiu essa peça em papel adesivo e colou por cima da mesa de futebol de botão. Teve até ajuda de um marceneiro para fazer dois pallets que sustentavam a mesa!

handebol de botão

O sucesso veio rápido. Depois de postar nas redes sociais, as atletas da seleção brasileira passaram a incentivar o projeto. Duda Amorim, melhor jogadora de handebol da década, é uma das entusiastas do handebol de botão:

Segundo Luma, “o handebol de botão permite trabalhar a modalidade respeitando os protocolos de saúde da pandemia. Além disso, é uma forma dos alunos com deficiência se envolverem com a modalidade”.

Professores de outras cidades já estão encomendando kits do handebol de botão para aplicar com seus alunos. Pensando na popularização do esporte, Luma decidiu fazer um workshop online, nos dias 13 e 14 de março, em que vai explicar todas as regras e os atalhos para ensinar na escola. O valor cobrado de R$99,90 vai ser investido na melhoria e desenvolvimento da atividade.

O vídeo abaixo conta um pouco das regras iniciais do handebol de botão:

 

Para saber mais detalhes do workshop ou do handebol de botão, entre em contato com a professora Luma através do WhatsApp (55) 99952-2384, e-mail lumalemosedfisica@gmail.com ou do Instagram @lumaaires.

Most Popular

Recent Comments