A Taça Brasileira de Futsal é uma das competições mais tradicionais da CBFS. O campeonato, que reúne os representantes dos Estados, já foi conquistado pelos principais clubes do país.
Atualmente há um sistema de acesso e descenso, com três divisões (Especial, 1ª e 2ª), apesar dos clubes não terem vaga assegurada a cada ano. Assim, o rebaixamento ou acesso se dá em relação à vaga de determinado Estado, que geralmente indica o seu campeão estadual para a disputa. Este sistema de divisões foi implantado na edição de 2010. Até 2009 havia uma fase eliminatória dividida por regiões, em que os campeões de 7 grupos se juntavam ao time da cidade-sede.
A elite da Taça Brasil atualmente reúne, além do representante da cidade-sede, mais nove campeões estaduais, totalizando 10 equipes. Nas outras duas divisões, além dos times das cidades-sedes, mais nove campeões ou representantes dos Estados restantes. A primeira edição foi disputada em 1968, em lages -SC, e o campeão foi o Carioca (RJ), com o Palmeiras (SP) ficando com o 2º lugar.
Os finalistas da 43ª Taça Brasil de Futsal – Divisão Especial, realizado neste domingo em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul. Jogando em seu estado, o Assoeva que bateu o Minas por 3 a 0 e o Carlos Barbosa que goleou por 5 x 2 e eliminou novamente o Corinthians em uma competição nacional fizeram um jogo equilibrado e tenso,teve duas expulsões, uma de cada lado.
Com um gol de Canabarro, que jogou como goleiro-linha na prorrogação, o Carlos Barbosa venceu o Assoeva por 2 a 1 e conquistou o seu terceiro título da Taça Brasil de futsal.
Gols: Pito e Canabarro (Carlos Barbosa) e Genaro(Assoeva)
Lista dos outros Campeões