O INÍCIO DE TUDO
Criado em 27 de julho de 2007, na cidade de Caeté, Minas Gerais, pelo Professor Marco Aurélio Cândido Rocha.
Tapembol se originou de uma brincadeira simples, a qual foi se adaptando, com regras e formas de jogar que primam pela participação de todos, independente do biotipo ou destreza em outros esportes. O esporte possuiu marca registrada, conferida pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, que garante a originalidade do nome “Tapembol” e de sua logomarca.
O TAPEMBOL POR AÍ
O Tapembol já está presente em todas as Regiões do Brasil, em quase todos os estados Brasileiros com competições em nível escolar, universitário e para adultos realizadas em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Tapembol foi inserido em diversas Universidades do Brasil e uma de Portugal. O ensino do esporte segue o país com Workshop’s em Minas Gerais, na FUMEC, Semana Acadêmica da UIT Itaúna; Palestras, Gincana, Torneio e Oficinas na Universidade Universo BH; participação na aula de Jogos e Recreação da UFMG; Semana Acadêmica da Educação Física na UFV Campus Florestal; aula de Jogos e Recreação da Estácio BH; Curso Teórico e Prático pela Unincor Pará de Minas; Projeto Sombra e Água Fresca, I Encontro de Jogos e Brincadeiras do Isabela Hendrix; TCC na IFSUL Muzambinho. Em São Paulo, apresentação na FAJ Jaguariúna; UNIBR São Vicente e Metodista São Bernardo.
Em Portugal, Faro, trabalho acadêmico na Universidade do Algarve; trabalho inscrito no I Congresso Líbero Americano sobre Desporto, Educação, Atividade Física e Saúde, pela Universidade Lugosófica, em Lisboa. No Rio de Janeiro, inserção no III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos, na UFF Niterói, o que gerou um artigo científico sobre o esporte.
O TAPEMBOL NA MÍDIA
O Tapembol foi apresentado na Globo – Como Será?, na Record Minas e Record São Paulo, Band Minas, PUC TV, UESB TV da Bahia, na TV Cultura de Itabira, Minas Gerais e TV Interior, no Rio de Janeiro. A Revista Educação Física do CONFEF produziu matéria especial em março de 2016 sobre a origem e seus fundamentos. Apresentado em intercâmbio acadêmico pelos alunos do Colégio Padre Eustáquio, de Belo Horizonte, o Tapembol foi ensinado no St. Michael Catholic, em Ontario, no Canadá, para os estudantes Canadenses.
ENTENDA O JOGO
O Tapembol é um jogo de quadra, com seis componentes em cada time, onde o jogador utiliza uma mão aberta, dando um ou dois toques na bola, sem segurar e de forma alternada, com o objetivo de fazer gol no time adversário.
No Tapembol só pode dar apenas dois toques na bola.
• É obrigatório passar a bola, pois não pode dar mais de dois toques na bola.
• Não é permitido nem segurar a bola, nem chutá-la durante o jogo.
• No tapembol , quando a bola bate no corpo sem intenção , o jogo continua, Mas o jogador não pode dominar a bola, Pode apenas rebatê-la.
• Não é permitido gol de goleiro.
• Quando o jogador sofre uma falta leve dentro da área, o jogador cobra a falta do ponto de vantagem.
• Quando o goleiro lançar a bola, o jogador de linha deve dominar pra depois lançá-la para o gol.
• Quando o jogador tentar fazer o gol, e a bola rebater na trave e voltar, não pode dominar, tem que rebater pro gol ou para outro jogador.
Os escanteios são cobrados com um pé na linha e outro fora, E você tem a opção de arremesso, ou toque.
• O lateral é cobrado com um pé na linha e outro fora tendo somente opção de toque.
• O bloqueio é permitido quando o jogador arremessa a bola em direção ao gol e os jogadores de defesa podem intervir com as duas mãos.
• O goleiro só pode atuar como jogador, na expansão de área, tendo 7 segundos pra tocar a bola.
• A expansão de área que só tem em um lado do gol, não pode ir para frente.
• O momento de espera é quando o jogador recebe a bola, e ele não pode anda, ele fica parado batendo a bola no chão.
• A vantagem de área é cobrada quando o jogador recebe uma falta grave dentro da área de ataque.
• Vantagem de área é cobrada por dois jogadores, um arremessa e outro bate.
As equipes são compostas por seis participantes de cada lado sendo classificados como um goleiro, dois na defesa, um central, um apoio direito e um apoio esquerdo. O goleiro é o principal defensor da área e articulador de jogadas.
A bola usada no Tapembol
Fabricada pela Bolas Musa, ela revestida internamente com látex e o acabamento externo é feito em, com câmara de ar e miolo removível. Seu tamanho é único, com diâmetro de 53 cm, diferenciando-se no peso, em dois tipos:
• Kids: para praticantes até 12 anos com o peso estimado de 130 gramas.
• Oficial: para praticantes adolescentes, jovens e adultos com o peso estimado de 160 gramas. Específica para o jogo, a bola possui câmara e pino, facilitando o quique e os toques mais precisos.
Fonte: tapembol.com.br