O Clube de Regatas do Flamengo. Fundado em 15 de novembro de 1895,comemora nesta quarta-feira 122 anos de existência e muitas glórias nos esportes. O Flamengo é o clube de futebol mais popular do Brasil, com uma torcida estimada em 40 milhões de torcedores espalhados por o mundo. No futebol, destacam-se as conquistas do Mundial Interclubes (único time carioca a ter conquistado tal feito) e da Copa Libertadores em 1981 além de uma Copa Mercosul, uma Copa Ouro Sul-Americana,seis títulos do Campeonato Brasileiro três títulos da Copa do Brasil, um título do Torneio Rio-São Paulo e trinta e quatro títulos do Campeonato Carioca, sendo o maior vencedor da competição regional. Entre outros feitos, detém, junto ao Botafogo de Futebol e Regatas, a maior sequência invicta do futebol brasileiro com 52 partidas em 1979 e foi o primeiro clube do Brasil a atingir a marca de mil jogos na primeira divisão do campeonato nacional, em partida realizada contra o Santos no dia 27 de julho de 2009.
Outras Modalidades
No Flamengo, remamos, acertamos a bola de três na cesta, nadamos, saltamos e sacamos, somos destaque em outras modalidades esportivas coletivas e individuais, notadamente no remo, no polo aquático, natação,ginastica artística, futsal, judô, voleibol e no basquetebol. Neste último, é um dos clubes mais tradicionais do país, tendo o basquetebol masculino conquistado seis títulos Brasileiros, um Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas, uma Copa Intercontinental e quarenta e quatro títulos estaduais.
(Futsal do Mengão)
MUSEU
Encontramos uma exposição interativa do Flamengo fica na Avenida Borges de Medeiros, uma viagem pela história do Mengão. O Fla Memória proporciona ao torcedor diversos tipos de emoções, o passeio conta com acervo de imagens e áudios históricos do clube, passando por uma Linha do Tempo, Visita ao Vestiário de 1981, Cinema no Campo com Arquibancada de Troféus e Hall da Fama.
Campeão Brasileiro Futebol Feminino
JUDÔ RUBRO NEGRO
Os símbolos do Flamengo
-
O Flamengo possui dois hinos. A letra e a música do oficial foram criadas por Paulo Magalhães, em 1932. Chamado de “marchinha”, foi gravado pelo cantor Castro Barbosa, em 1932, e registrado em 1937, no Instituto Nacional de Música.Este hino foi cantado pela primeira vez em 15 de novembro de 1920, dia do vigésimo quinto aniversário do clube, no estádio da Rua Paysandu, no jogo Flamengo 1 x 1 Palmeiras (RJ).Paulo Magalhães chegou a atuar como goleiro do clube em quatro partidas, entre 1918 e 1919.O HINO OFICIAL – FLAMENGO TUA GLÓRIA É LUTAR !!!Autor : Paulo MagalhãesFlamengo, Flamengo,Tua gloria é lutar,Flamengo, Flamengo,Campeão de terra e Mar (bis)Saudemos todos,Com muito ardor,o pavilhão do nosso amor,Preto e encarnado,Idolatrado,Dois mil campeões,Do vencedor.Flamengo, Flamengo,Tua gloria é lutar,Flamengo, Flamengo,Campeão de terra e MarLutemos sempre com valor infindoArdentemente com denodo e féQue o futuro ainda seráMais lindo,Que o teu presente,Que tão lindo é,Flamengo, Flamengo,Tua gloria é lutar,Flamengo, Flamengo,Campeão de terra e Mar.Lamartine de Azeredo Babo é o autor da letra e da música do segundo hino, considerado o popular. No Rio de Janeiro o compositor nasceu, em 10 de janeiro de 1904, e morreu, em 16 de junho de 1963.Em 1942, houve a criação do programa “Trem da Alegria”, que se tornaria um dos mais famosos do Brasil, tendo sido apresentado em diversas emissoras de rádio. Neste programa que surgiu o desafio para Lamartine compor o hino para cada um dos grandes clubes do Rio (América – seu time de coração -, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo). Ao final, o do Flamengo conquistou indiscutível gosto popular. O programa contava com a participação do “Trioo de Osso”, integrado por Héber de Bôscoli, Iara Sales e Lamartine, e seguiu no ar até 1956, ano de falecimento de Héber.Gravado pela primeira vez por Gilberto Alves, em 1945, o hino “popular” é o mais conhecido: o que canta as glórias do clube; e responsável por imortalzar os dizeres “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.”O HINO POPULAR – “UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO !!!”Autor: Lamartine BaboUma Vez FlamengoSempre FlamengoFlamengo sempre eu hei de serÉ o meu maior prazer, vê-lo brilharSeja na terra, seja no marVencer, vencer, vencerUma vez Flamengo,Flamengo até morrerNa regata ele me mata,Me maltrata,Me arrebata
Que emoção no coraçãoConsagrado no gramadoSempre amadoMais cotado nos Fla-FlusÉ o ai JesusEu teria um desgosto profundoSe faltasseO Flamengo no mundoEle vibra, ele é fibra, muita libra,já pesouFlamengo até morrer, eu sou.MascoteO primeiro mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye, personagem de quadrinhos na década de 40, e posteriormente de desenhos animados. A ideia para o mascote partiu do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu no Popeye a força e a persistência do Flamengo, além de sua óbvia ligação com o mar. No entanto, não havia ainda uma verdadeira identidade entre o mascote e o clube.Na década de 60, as torcidas rivais, como forma de provovação, chamavam os torcedores do Flamengo de “urubus”. Era uma forma de ridicularizar uma torcida popular, formada em sua maioria por afrodescendentes e pessoas de baixa renda. Mas um grupo de torcedores rubro-negros decidiu subverter a provocação e levar um urubu para o Maracanã no dia de um Flamengo x Botafogo. A ave foi solta, voou sobre com uma bandeira do Flamengo presa ao corpo e pousou no gramado antes do jogo começar. Foi o bastante para a torcida fazer a festa, vibrar e gritar: “é urubu, é urubu!”.O Flamengo venceu o jogo por 2 a 1 e quebrou o tabu de nove jogos sem vitória sobre o rival. A partir daí, o novo mascote consagrou-se. Cartunista rubro-negro, Henfil tratou de humanizá-lo em suas charges esportivas em jornais e revistas, e desde então o urubu tornou-se um mascote popular.O jogo da consagração do novo mascote:Flamengo 2 x 1 Botafogo (RJ)Campeonato Carioca, 2° turno01/06/1969 – Estádio do Maracanã, Rio de JaneiroTime: Dominguez, Murilo, Guilherme, Onça, Paulo Henrique, Liminha, Rodrigues Neto, Doval, Dionísio, Luís Claudio e ArilsonGols: Arilson e DovalBandeira
O pavilhão do Flamengo é constituído por um retângulo com doze listras horizontais, alternadas em vermelho e preto, e um campo preto, no canto superior esquerdo, contendo uma âncora, dois remos cruzados em diagonal e as letras CRF, em vermelho.
EscudosCom a criação da seção de desportos terrestres do Flamengo, em 24 de dezembro de 1911, o clube passou a adotar dois diferentes símbolos: um ligado aos esportes aquáticos, que representa o clube de uma forma geral, e outro aos esportes terrestres, como futebol, basquete e vôlei. Ambos tiveram seus estilos alterados com o passar dos anos.