O jogo de xadrez é um excelente aliado no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Maior concentração em sala de aula e desenvolvimento mais rápido do raciocínio são alguns dos benefícios de quem joga.
O TDAH é um transtorno neurobiológico de origem genética que pode comprometer o convívio familiar e o desempenho escolar. O indivíduo que tem TDAH, é inteligente, criativo e intuitivo mas não consegue realizar todo seu potencial em função do transtorno que tem 3 características principais: desatenção, impulsividade e hiperatividade (ou energia nervosa).Por isso, muitas escolas mantêm o xadrez como disciplina.
Observou-se que o aluno com TDAH consegue obter maior aproveitamento quando recebe apoio, incentivo e ajuda individual, compreensão e respeito ao seu tempo de aprendizagem e suas limitações. A firmeza e o comprometimento do professor são fundamentais, bem como a utilização de técnicas e recursos adequados, evitando a exposição do aluno à situações constrangedoras. As atividades propostas propiciaram resultados satisfatórios, pois vários professores observaram melhora da concentração, no rendimento escolar e, principalmente, na auto-estima dos alunos com TDAH que participaram da atividade como o jogo de xadrez.
Todos as formas de jogos, serve de estimulação é sempre muito bom para as crianças com TDAH e também para quem não tem problema nenhum. O xadrez é um jogo que estimula a atenção, a flexibilidade cognitiva, o planejamento de ações posteriores.
“O XADREZ É A ARTE QUE ILUSTRA A BELEZA DA LÓGICA” ( Mikhail Botvinnik )