O professor é um dos grandes agentes de transformação na sociedade e na vida de pessoas com deficiência. O impacto ou poder de suas ações é imensurável.
O conhecimento, a instrução direcionada e o ponto de apoio encontrado nos mestres são responsáveis por mudar a realidade, abrir o leque de possibilidades para PcDs e dar sentido à palavra inclusão.
Se você abraçou esta missão, nós admiramos esta escolha e queremos aproveitar para dar algumas dicas sobre como lecionar para pessoas com deficiência. Vamos lá?
Aula de badminton no CT Paralímpico | ©Ale Cabral/CPB
1 – Conheça seu(s) aluno(s)
Buscar informações sobre o seu aluno com deficiência é entender o mundo dele. Entenda suas limitações sejam elas motoras, cognitivas e/ou sociais. Se possível, conheça seu histórico médico e social, pois será uma ferramenta essencial para um atendimento de qualidade. Converse com a família para descobrir detalhes, que muitas vezes passam despercebidos no período da prática esportiva. Aprenda como é o jeito do aluno: tímido(a), calmo(a), agitado(a) etc, se teve alguma experiência esportiva anterior e como se sentiu. Saber tais características ajudará a entender qual é a melhor forma de abordagem e estímulo para interações sociais e esportivas.
2 – Se necessário, faça adaptações
Nem sempre é preciso realizar adaptações nas aulas para pessoas com deficiência, mas quando houver a necessidade busque adaptar atividades de forma com que todos os alunos possam interagir de forma similar, assim o aluno com deficiência será naturalmente integrado. Sempre que possível, faça atividades que promovam a aceitação da diferença e diversidade. Evite programar aulas pensando somente no aluno com deficiência, pois desta forma você excluirá o restante dos alunos sem deficiência. É importante que a atividade seja acessível e motivadora para todos os alunos. Estas abordagens são importantes contra o bullying, por exemplo, em ambientes escolares.
3 – Ensine de forma lúdica
Jogos e atividades com objetivos claros envolvem os alunos, ajudam a prender a atenção e aumentam o interesse sobre o tema discutido. Busque usar objetos, recursos visuais, táteis e auditivos, adequando os recursos à realidade do aluno para proporcionar abordagens mais interativas. Desafios alcançáveis são muito bem-vindos e estimulam o aluno com deficiência a utilizar capacidades que talvez ainda não foram descobertas. Valorize pequenos e grandes feitos, mesmo que, para você, a atividade possa parecer simples. Caso o formato das suas aulas seja online, adapte os recursos visuais com descrições dos materiais em texto ou em audiodescrição, caso seu aluno seja deficiente visual, por exemplo.
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