A criança e o brincar são contextos indissociáveis, o brincar é tão essencial à criança quanto o trabalho é para os adultos. Não se pode pensar na ideia de ter uma criança sem dar-lhe tempo e propiciar-lhe momentos de ser e de se sentir criança. A criança que não brinca não aprende, não tem interesse, não tem entusiasmo, não demonstra sensibilidade e não desenvolve afetividade.
A flexibilidade dos pais em permitir tempo para que as crianças brinquem deve ser ampla e planejada, deve ser dirigida pela atenção e presença do adulto. Ao brincar, a criança expressa suas emoções, expõe suas habilidades e dificuldades, e mostra aos adultos suas conquistas; mostrando a apropriação de uma linguagem diferente, característica do desenvolvimento infantil.
Atualmente, as brincadeiras ganharam novas formas, pois os brinquedos passaram a fazer parte dos bens de consumo corrente. A oferta de brinquedos é muita nas prateleiras das lojas, o que torna mais fácil o consumo,até, porque, cada vez mais são criativos e com tecnologias avançadas. Os brinquedos tradicionais e simples estão a perder espaço nas prateleiras e categorizá-las cada vez mais é difícil.
Com objetivo de resgatar as antigas brincadeiras, existe aqui em Maceió, um programa de atividades físicas específico para crianças. Este plano de exercícios físicos idealizado pelo professor de Educação Física Gustavo Lima e sua equipe da brinquemais tem como objetivo desenvolver todas as capacidades físicas das crianças. Aliado ao jogo e a brincadeira. Logo proporcionar ludicidade e socialização para que cresçam indivíduos conscientes do corpo e do meio. localizada na Rua Ernesto Maranhão, 1400 na Jatiúca.
Segundo Guga Lima “Novas academias, novas modalidades, aulas coletivas e um grande mercado do fitness crescendo a cada dia. Percebo que a criança o novo público é esquecido. Seja para promoção, prevenção e qualidade na saúde. Devido a isso criei essa mercado exclusivo para crianças. Um plano de atividades físicas para crianças baseado no jogo e na brincadeira. Ferramenta constituinte e responsável pelo desenvolvimento humano. Vem ser feliz aqui.”