Começa hoje a Copa do Mundo de Futsal, como favoritos aparecem as duas únicas equipes a terem conquistado o Troféu FIFA nas setes edições realizadas: o Brasil, atual campeão e pentacampeão do torneio, e a Espanha, única seleção a tirar o time verde-amarelo de uma decisão com as duas taças restantes.
Mas outras seleções devem dificultar a vida dos favoritos. A Itália, vice campeã em 2004 vem com 7 brasileiros no elenco. A Rússia com 4. O Cazaquistão tem no gol o Melhor Goleiro da atualidade, não a toa um brasileiro naturalizado. Também não se deve desprezar a força do time da casa, a Colômbia que em sua primeira participação num mundial, há quatro anos, terminou na quarta colocação.
Para o Melhor Jogador de Futsal de todos os tempos, o brasileiro Falcão, o Mundial da Colômbia pode significar o último da carreira. Mas nem por isso o atleta de 39 anos, quatro vezes melhor do mundo, 2 vezes vencedor do torneio, 2 vezes vencedor da Bola de Ouro e uma da Bota de Ouro mostra desânimo afinal o Mito do Futsal terá no país vizinho a chance de quebrar uma série de recordes: ser o maior jogador em número de participações em Mundiais FIFA, maior artilheiro da competição (faltam 5 gols) e atleta com maior número de partidas realizadas (até aqui foram 30, 2 a menos que o recorde). Mas o principal objetivo do Eterno Camisa 12 brasileiro em terras colombianas é outro: “Nossa meta é chegar à final e ao hexacampeonato mundial”. afirmou.
O atual Melhor do Mundo o português Ricardinho também marcará presença na Colômbia, e vem com grandes expectativas de melhorar a participação de seu país no Mundial.
Crédito da foto: Reprodução/Site oficial FIFA