A Federação de Basketball de Alagoas abriu sua temporada 2020 com o tradicional Basquete de Areia, esporte que teve seu início nas praias alagoanas em 1995. Nesse evento, oito equipes participaram; Colégio Sacramento, GFAB, Uninassau e ABADEL no feminino e FAT, CRB, CSA e Jambo no masculino.
Com início ás 8:00 do sábado 11 de janeiro na praia de Pajuçara as equipes jogaram num sistema de disputa de rodízio, fazendo a finas as 2 melhores classificadas. No feminino a Uninassau foi a grande campeã ao vencer o Colégio Sacramento na final pelo placar de 19 a 17. A equipe campeã foi formada pelas seguintes jogadoras: Karol, Renata, Julia, Leticia, Lívia e Valéria. Já no masculino, CSA e CRB jogaram para ver quem sairia com o título e a equipe azulina foi a vitoriosa pelo placar de 35 a 21; Matheus, Marcos, Márcio, Jean, Anderson, Rafael, Jamerson e David formaram o time campeão.
Com partidas iniciando pela manhã e se estendendo até a metade da tarde, o Basquete de Areia conseguiu a atenção dos que passavam pela a praia de pajuçara; com algumas mudanças nas regras e muito empenho dos participantes, apesar do forte calor do verão alagoano as partidas foram muito disputadas, proporcionando lances espetaculares.
Para o presidente da Federação de Alagoas Djalma Leite, “o Basquete de Areia é muito bom e o Brasil merece conhecer esse esporte que é a cara do verão”.