Engana-se quem pensa que o dentista cuida apenas da Saúde Bucal do paciente. Problemas ligados ao estresse podem ser resolvidos com tratamentos odontológicos.
As grandes mudanças no estilo de vida de um paciente podem começar na cadeira do dentista. Os tratamentos elevam a auto-estima e melhoram a qualidade de vida.
Estamos cada vez mais capacitados para intervenções estéticas, com diagnóstico criterioso, inclusive para efeitos permanentes.
Nosso corpo é uma verdadeira máquina cujas engrenagens só funcionam perfeitamente se todos os cuidados com o corpo estiverem em dia. A origem de muitos dos problemas do ser humano está na boca, até mesmo o estresse, tido como o ‘mal do século’, observando que, o estresse ainda potencializa problemas como gengivite (inflamação da gengiva).
Um organismo estressado coloca em risco todo o seu funcionamento. O ‘ranger’ dos dentes, por exemplo, conhecido como Bruxismo, é um sintoma comum entre pessoas que sofrem de estresse, seja por problemas no trabalho, pressões diárias e dramas familiares. Uma de suas principais conseqüências é dor de cabeça e na musculatura da face, provocando mal-estar e conseqüente piora do quadro de saúde do paciente.
Além das dores de cabeça e ouvido freqüentes de quem sofre de bruxismo, há ainda o processo de desgaste dos dentes. Por conta da mordida errada, pacientes chegam a desenvolver problemas mais graves como a disfunção temporomandibular.
As placas miorrelaxantes, criadas com molde para cada paciente, amenizam as dores na região da face. E mais recentemente, os dentistas passaram a aplicar botox com o mesmo objetivo.
A toxina botulínica, que é muito conhecida em tratamentos estéticos, promove o relaxamento muscular e consequente alívio das dores. Como o bruxismo surge, basicamente, da contração excessiva do músculo mais forte do corpo humano, que é o masseter, responsável pela mastigação e pelo fechamento da mandíbula, temos tido bons resultados.
Adaptado de : Tribuna da Bahia