O Flamengo se sagrou campeão brasileiro 2020 na noite desta quinta-feira(25/02/21).Com uma campanha de muitos altos e baixos, o Rubro-Negro engrenou na reta final do campeonato e alcançou cinco vitórias nos últimos seis jogos. A força e a união da equipe rubro-negra foram fatores determinantes para a conquista de mais um título nacional que enriquece ainda mais a linda história do Clube de Regatas do Flamengo.
Numa temporada completamente atípica, devido à pandemia de coronavírus, conquistado apesar de uma derrota, numa partida em que o time jogou bem e sucumbiu por duas falhas individuais. Uma taça erguida fora do Rio de Janeiro, sem torcida no estádio, com explosão de comemoração após o apito final de outra partida.
Arão, Leo Pereira e jogadores do Flamengo assistem ao fim do jogo do Internacional — Foto: Reprodução
O Liverpool teve problemas, Juventus teve problemas, no mundo inteiro essa temporada foi ruim, com essa loucura dessa pandemia modificou muita coisa. Estou muito feliz, terceiro brasileiro meu, mas esse foi diferente, o mundo está diferente, agora é comemorar. O Flamengo é um gigante que se alimenta de títulos. Ganhar é muito difícil, então agora é comemorar e comemorar muito – disse o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, para a Fla TV.
Em meio a tantas dificuldades, ainda assim o Flamengo saiu campeão. O elenco passou por um surto de Covid-19 no meio do campeonato, teve jogadores-chave lesionados em momentos decisivos da temporada e precisou abordar a saída de Jorge Jesus faltando poucas semanas para o início do Brasileiro.
Rogério Ceni chegou praticamente na metade do caminho. Como todo trabalho iniciado de forma um pouco atropelada, teve dificuldades para se achar no início. Melhorou o time quando apostou de vez em Arão na zaga e com Diego de volante. A equipe elevou o rendimento, mas continuou refém das oscilações. Mais uma vez, a qualidade técnica prevaleceu.
FICHA TÉCNICA SÃO PAULO 2 x 1 FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro 2020- 38ª rodada
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 25 de fevereiro de 2021
Horário: 21h30
Arbitragem: Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR) Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Tchê Tchê, Robert Arboleda, Daniel Alves, Igor Vinícius, Wellington (SAO); Gabigol, Everton Ribeiro, Bruno Henrique (FLA)
Gols: Luciano, do São Paulo, aos 48’/1ºT; Bruno Henrique, do Flamengo, aos 5’/2ºT; Pablo, do São Paulo, aos 13’/2ºT
São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Diego Costa; Igor Vinícius (Galeano), Luan (Hernanes), Daniel Alves, Tchê Tchê e Wellington (Gabriel Sara); Luciano (Igor Gomes) e Pablo (Tréllez). Técnico: Marcos Vizolli (interino).
Flamengo: Hugo; Isla (Matheuzinho), Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego (João Gomes), Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol (Pedro). Técnico: Rogério Ceni.
Campanha:
O Mais Querido se sagrou octacampeão brasileiro com 71 pontos contra 70 do internacional.
21 vitórias, 8 empates e 9 derrotas
62,2% de aproveitamento
68 gols marcados
48 gols sofridos
88 cartões amarelos e 3 cartões vermelhos
Melhor Ataque
Com os 68 gols marcados nas 38 rodadas, o Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro como o melhor ataque entre os 20 participantes. Gabigol (14), Pedro (13) e Bruno Henrique (9) foram os principais goleadores rubro-negros na competição.
Os 48 gols sofridos deixam o Flamengo apenas como a 12ª melhor defesa do Brasileirão, atrás de clubes como Fortaleza, Atlético-GO e Red Bull Bragantino. A fragilidade do setor defensivo era uma das principais críticas sofridas por Domènec Torrent, técnico da equipe nas primeiras 20 rodadas. sofreu goleadas, como o 3 a 0 para o Atlético-GO, 4 a 1 para o São Paulo e 4 a 0 para o Atlético-MG. Nas 38 rodadas, foram apenas nove vezes em que o mengão não sofreu gol.
O melhor visitante do Brasileirão. Nos 19 jogos disputados, foram 10 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. No total, foram 34 pontos dos 57 possíveis.
No Maracanã, o Flamengo somou 37 pontos, com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. No entanto, esses 64,9% de aproveitamento deixam o Flamengo apenas como o quarto melhor mandante da competição.
COMPARAÇÃO ENTRE TÉCNICOS
Destaques em números da equipe
Jogos: Pedro e Gerson (34)
Gols: Gabigol (14)
Assistências: Arrascaeta (9)
Participações diretas em gol: Arrascaeta (17)
Cartões amarelos: Bruno Henrique (11)
Cartões vermelhos: Gustavo Henrique, Diego Alves e Gabigol (1)