quinta-feira, fevereiro 25, 2021
Início DESTAQUES Futsal hoje tem decisão da Supercopa

Futsal hoje tem decisão da Supercopa

Maiores vencedores do futsal brasileiro, Jaraguá, campeão da Taça Brasil de Clubes 2015, e Carlos Barbosa, dono do título da última Liga Nacional de Futsal (LNF), se enfrentam nesta segunda-feira, às 19h15, na Arena Jaraguá, pela inédita Supercopa de Futsal – o SporTV transmite ao vivo. O ganhador do duelo garante vaga na Libertadores deste ano, que será realizada no final de abril, em Maracaibo, Venezuela. O clássico também servirá para promover a abertura da LNF 2016, cuja primeira rodada está marcada para a próxima semana. Os vencedores dos prêmios individuais da LNF 2015 também serão condecorados antes da partida.

Carlos Barbosa Jaraguá futsal (Foto: Ulisses Castro/ACBF)
Foto: Ulisses Castro/ACBF)
– Nosso empenho está aquém daquele que tivemos na Taça Brasil 2016. Então decidimos que os problemas externos vão ficar externos, e o intuito e foco maior é o jogo de segunda-feira. Tenho certeza que todos vão dar o seu melhor, mesmo com as dificuldades – afirmou o goleiro do Jaraguá, Franklin, que, em janeiro, anunciou o retorno ao futsal aos 44 anos.

Treino Jaraguá futsal (Foto: Eduardo Montecino/Jaraguá)

Sérgio Lacerda comanda um dos últimos treinos do Jaraguá antes da Supercopa (Foto: Eduardo Montecino/Jaraguá)

Para o técnico Sérgio Lacerda, além da vaga na Libertadores, o título da Supercopa diante do maior rival interestadual servirá para elevar a confiança do Jaraguá para o restante da temporada. No início do ano, as duas equipes se enfrentaram em Carlos Barbosa (RS) pela primeira fase da Taça Brasil 2016. O empate em 2 a 2 complicou a vida do Jaraguá, que não conseguiu passar de fase. O Carlos Barbosa foi campeão, batendo Corinthians na semifinal e a Assoeva na decisão.


– É claro que a parte emocional é importante pelas coisas que acontecem fora da quadra, mas o grupo continua trabalhando e ansioso para esta partida. Desde o nosso confronto contra o Carlos Barbosa, na Taça Brasil, nossa equipe evoluiu taticamente e fisicamente. Então com a somatória de todos estes fatores chegamos fortalecidos e sonhando em ganhar o jogo para representar Jaraguá no Sul-Americano – comentou Lacerda.

Pelo lado da Associação Carlos Barbosa de Futsal o clima também é de confiança. Somente na temporada 2016, a equipe já disputou 14 jogos, unindo as conquistas da Taça Brasil e do Torneio de Gramado. Após o período cheio de compromissos, a equipe treinada por Marquinhos Xavier pôde ter mais tempo para treinar. Visando ambientar-se à Arena Jaraguá, a ACBF chegou a Jaraguá do Sul no último sábado.
– Viajar antes já ajuda para podermos focar mais e também tira o peso da viagem longa. Além disso, teremos a chance de treinar em dois períodos na Arena Jaraguá. Embora as dimensões da quadra sejam as mesmas da nossa, a amplitude do local é muito maior e isso interfere na referência dos atletas. Isso faz muita diferença. Então teremos a oportunidade de nos ambientar melhor – disse Marquinhos Xavier.
Marquinhos terá todo o elenco à disposição para o confronto. O pivô Pito, que lesionou-se na final da Taça Brasil, já está recuperado. No entanto, o planejamento do treinador é dar sequência para a equipe sem precisar da presença do atleta, que irá se transferir para o El Pozo, da Espanha, no final de abril.

– O foco é treinar a equipe para seguir sem ele. A utilização do Pito no jogo será uma situação de segundo plano, pois ele ainda tem vínculo com a ACBF. Porém, o nosso foco é andar sem ele. Não é uma grande preocupação que tenho. A entrada dele no jogo dependerá das circunstâncias da partida e do rendimento do restante da equipe – destacou.
A Supercopa de Futsal é organizada graças a uma parceria entre a Liga Nacional de Futsal e Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Segundo os organizadores, a tendência é que, a partir do próximo ano, o torneio contemple também o vice-campeão com uma vaga no Sul-Americano de Clubes, competição nos moldes da Copa Sul-Americana de futebol e que deve entrar no calendário a partir de 2017.


– No próximo ano, também teremos além da Libertadores, a Copa Sul-americana de clubes, o que pode gerar mais um atrativo para a Supercopa. Desta forma, se a CBFS concordar, podemos ceder a vaga da Libertadores para o campeão da Supercopa, e a vaga da Sul-americana para o vice – revelou o presidente da LNF, Valdicir Kortmann.

 

 

fonte/credito: globo.com

Most Popular

Recent Comments