sexta-feira, maio 7, 2021
Início DESTAQUES JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE - 12 A 14 ANOS

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE – 12 A 14 ANOS

Ginga, a mascote do Time Brasil, participa da Abertura dos Jogos Escolares Fortaleza 2015

Joanna Maranhão e Luciano Corrêa acenderam a Pira do evento organizado pelo COB

03/09/2015
Seguindo o protocolo olímpico e todo o seu simbolismo, foi declarada aberta mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 12 a 14 anos, em Fortaleza, no Ceará. No Ginásio Paulo Sarasate, nesta quinta-feira, dia 3, os atletas de cada delegação carregaram as bandeiras dos respectivos estados, entoaram o Hino Nacional e acompanharam o show de luzes e sons preparados para celebrar o início da maior competição esportiva escolar do país. O mestre de cerimônias da abertura foi o medalhista olímpico de judô Flávio Canto. Mas quem encantou os jovens em Fortaleza foi o Ginga, a mascote do Time Brasil, com uma participação especial e cheia de graça na Abertura dos Jogos.
Estiveram presentes à cerimônia, o gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; o vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Flávio Camelier; o secretário chefe do Gabinete do governador do Ceará, Élcio Batista; o secretário chefe Municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza, Márcio Lopes; o secretário do Esporte do Estado do Ceará, Jeová Mota, além de atletas olímpicos e pan-americanos, Embaixadores dos Jogos Escolares. 
“Gostaria, em nome do COB e do presidente Carlos Arthur Nuzman, de fazer um agradecimento ao Governo do Ceará, ao Governo de Fortaleza, ao Ministério do Esporte, às Organizações Globo, ao patrocinador máster Coca-Cola, aos parceiros, professores, voluntários, atletas e a todos que fazem estes Jogos. Desejo sucesso nesta etapa e que, no futuro, possamos nos encontrar em edições dos Jogos Olímpicos”, afirmou o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, que também agradeceu a presença de delegação da Argentina e de observadores do Japão.
As atividades no ginásio Paulo Sarasate começaram com exposições artísticas e vídeos. A principal atração foi a Companhia de Ritmos e Danças Populares Cordapés, uma ONG que trabalha com jovens, apresentando a cultura brasileira e nordestina. Garotos e garotas, vestidos de Lampião e Maria Bonita, dançaram xaxado e baião.
A solenidade de Abertura teve início às 18h com o desfile das delegações, incluindo a equipe argentina que irá disputar as provas de atletismo dos Jogos. O público vibrou quando as equipes anfitriãs dos Jogos, do Ceará e de Fortaleza, desfilaram. A cerimônia das bandeiras ficou a cargo dos voluntários do evento. Após o desfile, o Hino Nacional foi apresentado pela cantora Andrea Piol, acompanhada pelo músico Aldenor Paiva. Depois, o juramento dos atletas foi feito pela judoca cearense Katia Alves, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Aldaci Barbosa. A árbitra de natação Andréa Coelho fez o juramento dos árbitros.
O secretário Municipal de Esporte e Lazer Municipal, Márcio Lopes, desejou a todos uma ótima estada em Fortaleza. “Nossa cidade espera vocês de braços abertos e com espírito olímpico. Sejam todos muito bem-vindos”, declarou.
Coube ao secretário chefe do Gabinete do Governador do Ceará, Élcio Batista, abrir oficialmente o evento. “O esporte mudou minha vida desde a escola. Através do esporte, nós aprendemos a conviver baseados no respeito, na igualdade, na liberdade e na fraternidade. Através do esporte, que vocês possam mudar a cidade, o estado e a vida de vocês. Sucesso e declaro abertos os Jogos Escolares da Juventude”, disse Batista, seguido de entusiasmados aplausos.
Acendimento da pira – A onça pintada Ginga apareceu para a maior festa do esporte estudantil nacional. Para surpresa e alegria do público, foi a mascote do Time Brasil que abriu o revezamento da tocha para o acendimento da pira dos Jogos Escolares da Juventude ao lado do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, um dos embaixadores do evento. Em seguida, a tocha passou pelas mãos da mesatenista Lígia Silva, do jogador de badminton Luiz Henrique Santos Júnior, da ciclista Ana Paula Casetta e do lutador olímpico Antoine Jaoude.
Antoine entregou a tocha para o primeiro atleta escolar a ter a oportunidade de participar do revezamento em toda a história da competição, o cearense Natanael Pereira. Ele foi pré-selecionado pela Coca-Cola para ser um dos carregadores da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 por sua postura ativa no desporto. Natanael joga badminton e, depois de levar um kit para a prática da modalidade para escola, mobilizou outros alunos para participar do esporte.
Depois do estudante-atleta Natanael Pereira, foi a vez da ginasta Luisa Matsuo receber a tocha. Como o tema dos Jogos Escolares este ano é a igualdade de gêneros, um casal olímpico acendeu a pira da competição. Após receberem a tocha de Matsuo, a nadadora Joanna Maranhão e o judoca Luciano Côrrea foram os responsáveis pelo momento mais esperado da noite: o acendimento da pira, marcando o fim da festa e início da competição.
Jogos – Entre os dias 4 e 12 de setembro, em Fortaleza, serão disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. A programação completa com locais de competição das 13 modalidades está no site http://www.cob.org.br/pt/jogos-escolares 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.
FONTE/FOTO: COB.ORG.BR
foto destaque: Roberto Amorim (arquivo pessoal)

Most Popular

Recent Comments