A prática de atividades físicas é fundamental para a saúde e o aumento da qualidade de vida e bem-estar da população
Os serviços são disponibilizados em praças, associações de moradores ou espaços cedidos pela iniciativa privada e contam com educadores físicos e nutricionistas. Suas equipes atuam em parceria com as unidades de saúde e demais programas de saúde do Município, no monitoramento do tratamento de doenças e no incentivo à adoção de hábitos saudáveis, visando promover também a redução do risco de enfermidades, que podem levar ao surgimento de doenças cardiovasculares.
Segundo o responsável técnico pelos NAFs, Reinaldo Alves, o modelo de NAF-UBS fortalece a promoção em saúde e proporciona maior bem-estar e fortalecimento do vínculo entre comunidade e unidade de saúde.
“Nossa proposta vai além da oferta de práticas corporais e atividades físicas de forma gratuita, pois, com nossa atuação, provocamos a melhoria da qualidade de vida por meio também da integração social e fortalecimento de vínculo com a comunidade”, frisou Reinaldo.
Atualmente, Maceió conta com 10 educadores físicos nessa estratégia, atuando em 20 grupos de saúde compostos por usuários dos oito distritos sanitários da capital.
Exercício Físico na melhora da saúde mental
A atividade física também é uma importante aliada na manutenção da saúde mental. Por esse motivo, a prática também vem sendo estimulada nos Centros de Atenção Psicossocial do município. Para oferecer o serviço, a SMS conta com educadores físicos nesses equipamentos que desenvolvem grupos de atividades físicas, grupos de xadrez, atividades de auriculoterapia, além de atendimento individual, visitas domiciliares, grupos de educação em saúde, dentre outros.
O educador físico, Sidney Pimentel, atua no CAPS Enfermeira Noraci Pedrosa, Jacintinho, e fala sobre a influência que a prática regular de algum tipo de esporte exerce na mente dos usuários atendidos no local.
“É muito satisfatório acompanhar, na prática, como a atividade física atua positivamente na melhora dos usuários atendidos no CAPS. Pacientes que chegam aqui muitas vezes com sintomas graves e conseguem melhorar seu quadro significativamente. Eu digo sempre que todos que levam a sério o que nós propomos, acabam conseguindo resultados positivos”, destacou o educador físico.
Servidor em movimento
Para estimular as práticas corporais junto aos trabalhadores da Saúde de Maceió, a pasta conta com o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass). A estratégia funciona na própria sede administrativa e é composta por onze profissionais da saúde, dos quais, dois são educadores físicos que desenvolvem, juntamente com o restante da equipe, atividades como aulas de ginástica laboral, avaliação física, ergonomia, prescrições de exercícios físicos, dentre outras atividades que garantem mais qualidade de vida ao trabalhador da rede municipal de saúde.
Servidores são beneficiados com atividades físicas para melhorar condição de saúde. Foto: Sass Maceió
fonte: Polyanna Monteiro – Ascom SMS