quarta-feira, agosto 4, 2021
Início DESTAQUES Prefeito de Maceió lança Jogos do Desporto Educacional

Prefeito de Maceió lança Jogos do Desporto Educacional

                     Rui Palmeira participa do lançamento dos Jogos do Desporto Educacional de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

     O prefeito Rui Palmeira lançou, nesta quinta-feira (12), os Jogos do Desporto Educacional da Cidade de Maceió (Jode). O campeonato será realizado de 14 de maio a 14 de junho e contará com a participação de aproximadamente 2.500 atletas das redes pública e privada em 17 modalidades esportivas. O Jode é uma parceria entre as secretarias municipais de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Educação (Semed) e Governo (SMG), Federação Alagoana dos Esportes Educacionais (Faec) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (Fadu).

 “Nós ficamos muito felizes em promover o Jode e tenho certeza que terá uma grande adesão das escolas municipais, estaduais e privadas. Os primeiros colocados das diversas modalidades terão a garantia de participação nos jogos estudantis brasileiros e nos jogos universitários brasileiros, com todos os custos bancados, então isso vai ser um estimulo para as crianças e os jovens participarem desses jogos, que a gente lança pela primeira vez na nossa cidade”, enfatizou Rui Palmeira.

    O prefeito ressaltou que o Jode é mais um investimento para fortalecer o papel social do esporte na formação das crianças e adolescentes da capital.

“Temos feito o investimento levando novas quadras cobertas para as escolas, por exemplo.  No ano passado inauguramos quadras de muita qualidade e estamos executando mais duas para dotar as escolas da Rede Municipal de melhor estrutura e todas as quadras tem vestiários completos pensando no ensino integral”, acrescentou Rui Palmeira.

                                          Eduardo Canuto – Secretário de Governo. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O secretário municipal de Governo, Eduardo Canuto, destacou a evolução que Maceió deu no esporte nos últimos anos. “Estamos organizando um evento inédito para Maceió. O Jode é muito importante porque envolve escolas públicas e privadas e mostra o olhar especial que tem sido dada ao esporte nos últimos anos. Além disso, seremos sede de diversos eventos esportivos internacionais. Além disso, retomamos o Conselho Municipal do Esporte e temos um Projeto de Lei para que os recursos oriundos de multas e notificações vá para um fundo e a Prefeitura possa, por meio de Chamadas Públicas, promova patrocínio aos nossos atletas”, detalhou.

Ana Dayse fala da importância do esporte na rede municipal de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse, considera o esporte um complemento para a formação escolar. “Maceió promover esse encontro entre as várias etapas de escolaridade, desde alunos da Educação Básica até a Educação Superior de instituições públicas e privadas, é muito especial. Todos unidos pela causa do esporte, que une e transforma vidas. O esporte é o complemento perfeito para a criançada, então é muito importante que a gente estimule a prática esportiva para que o jovem e a criança se desenvolva da melhor maneira possível”, destacou.

                                 Jair Galvão – Secretário de Turismo, Esporte e Lazer. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, pontuou a importância da realização do Jode. “Esse é um dos maiores eventos esportivos do estado de Alagoas, uma vez que abrange a Rede Municipal de Ensino e a Rede Estadual, além das universidades públicas e privadas. É uma oportunidade de fomentar o esporte, de trazer e motivar as crianças a praticarem as modalidades esportivas, não somente desenvolvendo e encontrando talentos no ambiente escolar, mas também disseminando os valores do esporte de respeito, fraternidade, união e coletividade entre seus pares”, disse.

Rui Palmeira participa do lançamento dos Jogos do Desporto Educacional de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) também participou do lançamento do projeto. No Jode Maceió, atletas escolares e universitários disputarão vagas em competições nacionais da Confederação Brasileira do Desporto Estudantil (CBDE), com 150 vagas, e da Confederação Federal de Desporto Universitário (CBDU), com 100 vagas.

O presidente da Federação Alagoana dos Esportes Educacionais (Faec) e da Federação Alagoana do Desporto Universitário (Fadu), Irã Candido, explica como surgiu a proposta do Jode.   “A Semtel nos lançou a ideia de unificar as seletivas das diferentes modalidades em um campeonato único, que é o Jode Maceió e a proposta foi muito bem aceita, a coisa foi crescendo e agora estamos concretizando o lançamento do primeiro Jogos do Desporto Educacional da Cidade de Maceió”, disse.

Segundo a coordenadora de Desporto Escolar da Semed, Elaine Paccola, a Prefeitura de Maceió já desenvolvia um trabalho para incentivar os alunos, mas em uma escala menor. “Nós já realizamos jogos nas escolas, divididas em sete regiões administrativas e em categorias mirim e infantil, masculino e feminino. Os jogos aconteciam nos ginásios das próprias escolas e com os três primeiros de cada região, a gente fazia a final no Ginásio Tenente Madalena. Com o Jode, nossos alunos vão participar de um grande campeonato com todo mundo, alunos das escolas públicas e particulares e isso é muito importante para eles e para desenvolver ainda mais o interesse pelo esporte”, detalhou.

                                     Franklin Samuel – Estudante da Escola Antídio Viera. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O estudante do 8º ano da Escola Municipal Antídio Vieira, no Trapiche da Barra, Franklin Samuel, de 13 anos, está empolgado com os jogos. “É bom para a gente aprender mais e, quem sabe, sermos jogadores no futuro. Nós fazemos amizades com os alunos de outras turmas e escolas, será bom para gente tanto para agora como para o futuro”, afirmou.

As modalidades para o Jode Maceió da categoria escolar são natação, atletismo, judô, tae-kwon-do, xadrez, luta olímpica, wu-shu, tênis de mesa, badminton, basquete, ginástica artística, ginástica rítma, queimado, basquete 3×3, futsal, handebol, karatê, vôlei de praia, vôlei paradesporto e tiro com arco. Já na categoria universitário, as modalidades são futsal, basquete, basquete 3×3, vôlei, vôlei de praia e handebol.

fonte: Secom Maceió

Most Popular

Recent Comments