UM POUCO DO PARAÍSO DENTRO DA NOSSA CIDADE.
Neste domingo dezenas de pessoas aproveitaram o Parque Municipal, que esteve aberto para a prática da Trilha Vem Pro Parque, atividade de lazer onde os visitantes conheceram o local acompanhados de um guia.
A trilha com duração aproximadamente de 2h 30 e contou como guias os bíologos Fabricio Rocha e Karla Gama, que fizeram uma breve explanação sobre o parque e durante as etapas da caminhada descreveram sobre a flora e a fauna encontradas no parque municipal e a responsabilidade em proteger os recursos naturais e apoiar práticas sustentáveis para o equilíbrio de diferentes ecossistemas.
O PARQUE
O Parque Municipal de Maceió, inaugurado em 1978, com cerca de 82, 4 hectares de área ,sendo uma zona de preservação com segurança para os animais e de Mata Atlântica. No local, o visitante poderá ver Jacarés-de-papo-amarelo, Frangos d’água, Tatus Bola, Cágados de Barbicha, Preguiças, Saguins, Gaviões Falcões, Corujas, Raposas, Tamanduás Mirim e Cobras .É possível observar e beber a água que brota do solo em diversas localidades do Parque.
Possui cinco trilhas ecológicas:
- Trilha principal (1.748 m)
- Trilha da aventura (774 m)
- Trilha da paz (152 m)
- Trilha da mata (321 m)
- Trilha pau-brasil (187 m)
As Atrações
Além das trilhas para caminhadas e o grande número de espécies animais e vegetais encontrados lá, o parque conta com vários outros atrativos, como:
- Pracinhas (localizadas no centro de atividades)
- Banheiros (localizados no centro de atividades)
- Mesinhas de diversos tamanhos para a realização de piquiniques (localizadas no centro de atividades)
- Coreto (localizado no centro de atividades)
- Lago das Niféias e Recanto dos Jacarés
- Viveiro
- Fonte Natural (lugar em que os visitantes podem beber água natural na nascente de um rio)
- Recanto dos bambus
Visitas Educacionais
Tento como foco a educação ambiental, com palestras e aulas práticas, além de monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas trilhas ecológicas. Na entrada principal existe um centro administrativo, uma casa de vegetação, onde são produzidas mudas de espécies da Mata Atlântica, e um espaço onde são desenvolvidas atividades educativas e de lazer com a comunidade. Os visitantes que quiserem, também podem ser contemplados como a distribuição de mudas de espécies nativas.
O Parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxilio de quadriciclos e têm contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental. A aproxima trilha acontecerá no feriado nacional de Tiradentes em 21 de abril.