quarta-feira, março 3, 2021
Início DESTAQUES Exercícios de mobilidade podem deixar as articulações mais estáveis

Exercícios de mobilidade podem deixar as articulações mais estáveis

    Muita gente sofre com articulações que não possuem a estabilidade necessária para fazer movimentos, muito menos suportar cargas durante os exercícios físicos. As lesões resultantes da prática esportiva ocorrem em atletas amadores quando não se conhece o corpo o suficiente. Ou seja, não existe uma estabilidade adequada para a manutenção da técnica de movimento.

    Mobilidade é a capacidade ou a habilidade de se mover e movimentar suas articulações e tecidos. Isso deve ser algo constante e para a vida toda. Muitas pessoas conseguem isso, mas acaba sendo temporário. Pois logo voltam a ficar estagnados e travados. Isso acontece pela ação da gravidade, pelo sedentarismo e estilo de vida.

“As articulações que mais sofrem com quadros de dor são aquelas que fazem o trabalho das adjacentes que não estão funcionando bem. Essas dores são, portanto, a consequência e não a causa”.

Educativo de corrida: bom exemplo de exercício de mobilidade (Foto: Getty Images)

Educativo de corrida: bom exemplo de exercício de mobilidade (Foto: Getty Images)

Mobilidade x Alongamento

Estabilidade é a habilidade de controle da mobilidade. Ou seja, é a nossa segurança. Quando se tem uma articulação estável, você é capaz de se mover com controle, de executar os movimentos naturais daquela articulação, nos ângulos e direções que desejar.

Então, somente quando se tem mobilidade e estabilidade pode-se gerar potência e força. Dessa forma, podemos nos mover de maneiras e direções diferentes. Afinal, nascemos com mobilidade e adquirimos estabilidade durante a nossa infância. Ganhar músculos é o que pode transformar sua saúde.

fonte:globo.com

Most Popular

Recent Comments