segunda-feira, maio 16, 2022
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Professor mentor- Meu Projeto de vida – Mulheres no pódio

     Nas aulas de educação física na escola a participação feminina é reduzida, principalmente, no ensino médio onde alguns fatores contribuem para isto. Os conteúdos aplicados nas aulas práticas na sua maioria não favorecem as meninas e foi percebido pelos professores  que meninos são mais habilidosos para a prática esportiva e jogos coletivos, enquanto, grande parte das meninas não se envolvem com a mesma intensidade nessas práticas, pois não desejam suar e querem manter-se arrumadas.

     Para Matos e colaboradores (2016) entendem que por conta de maiores quantidades de experiências motoras realizadas na infância, os meninos tornam-se mais habilidosos que as meninas e então acabam por “dominarem” o espaço esportivo das aulas de educação física na escola, quando esta permite, por sua cultura esportiva – competitiva.

      De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a Educação Física (EF) é uma área do conhecimento que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, e tem com o objetivo formar um cidadão capaz de produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, utilizando dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da saúde e qualidade de vida.No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.

     Dessa forma, observamos que a inclusão não está apenas em encarar o grupo dominante e nem alterar as regras do jogo para ter participação de todos, mas também convencer o grupo dominado a participar e usufruir de seus direitos na educação do corpo, sendo a escola espaço instituído da integração, pensar na complexa diversidade de grupos, etnias, gêneros, de exclusão, de preconceitos e discriminações.

     O projeto professor mentor- Meu Projeto de vida, onde o profissional que acompanha e apoia os alunos de uma turma no seu processo de aprendizagem, trabalhando sempre de acordo com o planejamento elaborado pelo professor-autor e com as orientações do coordenador do curso e participação ativa dos alunos.

      Hoje, a presença feminina é marcante em todos os níveis de formação educacional. Com este intuito de melhorar e aumentar a participação das alunas nas atividades físicas da escola e no seu cotidiano, foi pensado e planejado o projeto “Mulheres no pódio”, na escola estadual Margarez Lacet, cuja o objetivo é auxiliar as alunas a compreender o seu sentir e o seu relacionar-se na esfera da cultura corporal de movimento. O educando deve ser levado a refletir, criticamente, sobre a atividade física que está praticando  para que a mesma tenha significado em sua vida.

    Atividades desenvolvidas em dezembro

Avaliação do IMC ( conteúdo trabalhado em sala de aula)

Avaliação que serve como parâmetro muito utilizado para classificar uma pessoa de acordo com o seu peso e altura, e avaliar o estado de saúde. A atividade foi desenvolvida com a verificação do peso e estatura e utilização de um aplicativo de IMC. veja abaixo os resultados.

                      

 imagem(arquivo pessoal) Aluna verificando o seu peso corporal. 

Resultados das avaliações do Imc 

Números das avaliações

63 avaliações realizadas

 Sendo 30 mulheres e 33 homens

 segmento escolar: todos alunos

10 do ensino fundamental

1 do Eja

1 de outra escola

51 do ensino médio

  13 da 3ª série

  17 da 2ª série

  21 da 1ª série 

Levantamento de acordo com a classificação

Magreza  moderada = 16 – 16.9 = 05 avaliados

Magreza  leve = 17 – 18.4 = 05 avaliados

Saudável = 18.5 – 24.9 = 45 avaliados

Sobrepeso= 25 – 29.9 = 06 avaliados

Obesidade grau I = 30 – 34.9 = 02 avaliados

Levantamento de acordo com a faixa etária

12 a 14 anos = 07 avaliados

15 a 16 anos = 23 avaliados

17 a 18 anos = 29 avaliados

Acima de 18 anos= 04 avaliados

Torneio de futsal – Nesta prática ocorreu com participação masculina e feminina do ensino médio.

     Mesmo com todas as dificuldades de materiais pedagógicos e de espaço físico de prática, a educação física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão que seja capaz de posicionar-se diante das novas culturas corporais de movimento. 

     A busca por atividades inovadoras na escola vem-se tornando importantes e de grande relevância no contexto escolar, especialmente, nas aulas de Educação Física. Uma proposta sempre de inovar, trazer algo diferente para as atividades curriculares e unir a prática com os conteúdos teóricos, onde a finalidade é proporcionar aos estudantes  boas escolhas, visando sempre sua autonomia e a realizar objetivos concretos  a longo prazo.

 

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